quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A Indústria Do K-Pop


Você sabe como funciona a indústria da música na Coreia Do Sul?




De um modo geral, quando pensamos em música visando artistas, grupos ou bandas, imediatamente nos vem aquela imagem tradicional na cabeça, onde os amigos com o mesmo amor pela música se juntam na garagem da avó de alguém e começam a ensaiar, aí a coisa cresce e por fim uma gravadora interessada no trabalho deles os contrata e após alguma produção os lançam no mercado da música.

Mas com os artistas do K-Pop não é assim que funciona. Os artistas desse estilo musical não entram no mercado de trabalho sem um treinamento intenso, muito esforço e todo um passo a passo que de uma maneira geral funciona assim:

- Recrutamento

As diferenças já começam por aqui. O recrutamento dos artistas podem acontecer de pelo menos três formas diferentes. 

A primeira, e mais comum, são as audições. As empresas anunciam na TV, Internet, Rádio e até nos próprios álbuns dos artistas já famosos que terão novas audições com dia e horário marcados. Ao ter acesso a essas informações, os interessados em trabalhar nessa área comparecem no dia das audições e têm que se apresentar diante dos juízes para ter a chance de entrar para a empresa. Lá, eles passam por diferentes avaliações em canto e dança até que os melhores são escolhidos.

A segunda, acaba sendo uma conseqüência da primeira. Já se tem notícia de muitos casos de artistas hoje consagrados, que não foram até as empresas para participar das audições, mas acompanhando um candidato. Estavam lá e os juízes os notaram e perguntaram se não queriam tentar e no fim acabavam passando junto com o candidato que estavam acompanhando, e em outros casos o candidato mesmo não passou e eles sim. Um exemplo é a cantora BoA, que tinha ido acompanhar o seu irmão em uma audição e no fim quem virou uma estrela foi ela.

A terceira forma também muito comum são recrutamentos através de olheiros. Eles ficam espalhados pelo país, de olho em todo jovem ou adolescente que apresenta algo fora do comum. Pode ser alguém muito bonito, que daria um ótimo Visual em um grupo ou poderia trabalhar como ator ou atriz, Jessica do Girl´s Generation foi recrutada assim. Em concursos de dança ou mesmo nas ruas, pode-se encontrar um perfeito main dancer, foi o que aconteceu com Shindong, do Super Junior. Da mesma forma que na dança, também podem-se encontrar vocalistas incríveis nesses concursos públicos.


VÍDEO DE AUDIÇÃO DAS MENINAS DO GIRL´S GENERATION




- Treinamento

Após o recrutamento dos jovens, têm início o período de treinamento deles. Logo de cara eles assinam um contrato com a empresa e passam a ser considerados funcionários dela. Sim... Funcionários. Diferente do ocidente, em que as gravadoras são parceiras nos negócios dos artistas, os artistas asiáticos são funcionários contratados de suas empresas.

Os jovens recebem o nome de Trainees, títulos que levarão com eles até estrearem como um grupo ou sozinhos. O período de treinamento leva em média 3 ou 4 anos, mas há casos que os Trainees ficam menos tempo (mínimo de 2 anos) e há também casos em que os Trainees levam muito mais tempo, alguns chegam até 8 anos. Meninos e meninas até convivem entre si durante o treino, mas no período de treinamento ficam em dormitórios diferentes. Sim, os Trainees não ficam em suas casas (até porque muitos vêm de outros estados ou mesmo de outros países), mas mesmo quem mora próximo à empresa não tem argumento. Se você é um Trainee o dormitório será sua casa pelos próximos anos.

A faixa etária média dos Trainees quando são recrutados é de 11 à 16 anos. Mas há casos de Trainees mais jovens (como o Samuel, hoje PUNCH, que começou seu treinamento na Pledis aos 8 anos) e mais velhos também, mas é mais raro. O período de treinamento já tem por base convivência em grupo e trabalho em equipe, já que meninos e meninas em geral estranhos entre si têm que conviver diariamente, o que os torna muito unidos. Também aprendem a ter responsabilidade e a cuidar de todos os detalhes da sua vida particular desde limpeza e organização do dormitório até o que podem divulgar ou não em suas redes sociais para não sujarem o nome deles e o da empresa (muitas empresas nem permitem que os Trainees tenham redes sociais).

Durante o treinamento eles têm toda a base necessária de canto, dança, atuação, presença de palco, expressões faciais, figurino, além de treinamentos físicos intensos para ter um corpo bonito e digno de um artista. Tudo isso, conciliado com a escola, onde eles têm que ir bem. Eles têm que cumprir também pontualmente os horários demarcados de todos os treinos e o toque de recolher que vai mudando conforme ficam mais velhos. Quando os Trainees descumprem as regras ou apresentam má vontade nos treinos são punidos. As punições variam desde uma simples chamada de atenção até castigos mais físicos como reguadas e ficar ajoelhado com os braços para cima.


MEMBROS DO NCT AINDA NA ÉPOCA DE TRAINEES NA SALA DE DANÇA



- Debut

Depois de todo este esforço e trabalho, finalmente chegou o momento dos Trainees debutarem (estrearem), seja como grupo ou como solo, certo? Não necessariamente.

É fato que quando chegam a concluir seu período de Trainee (muitos infelizmente desistem), eles já têm um nível muito alto e estão aptos para serem lançados como artistas. E de fato a maioria é. Mas existem exceções. Há os casos em que a empresa já tem um grupo formado, mas está insegura se o público o aceitará. Então promove desafios aos membros para verem como está sua visibilidade e se serão capazes de fazerem sucesso e só assim eles permitem que o grupo debut (estreie). O exemplo mais conhecido desse tipo de debut é o do grupo Seventeen. Os meninos tiveram o treinamento de 4 anos todo transmitido pela internet (Seventeen TV), 4 membros saíram durante o período de treino e um foi adicionado (THE8). Quando iam debutar, a empresa não tinha certeza de que estavam aptos para debutarem. Então um novo programa foi criado chamado Seventeen Project, onde os membros eram desafiados de diferentes forma, visando amadurecê-los para a vida artística e divulgar o grupo por meio da mídia. O maior de todos os desafios foi o último. Diferente dos grupos em geral, eles não teriam um MV de debut, eles teriam um Showcase de 1 hora de transmissão ao vivo. Mas para isso, teriam que criar uma música, uma coreografia e um vídeo de pré-debut para aumentar as divulgações (Shining Diamond) e criar uma música e uma coregrafia oficiais de debut (Adore U), além de conseguir encher um teatro com 1000 lugares. Se não cumprissem esses requisitos, não poderiam debutar. Apesar de nervosos, os meninos foram guerreiros e conseguiram cumprir todas as metas e hoje em dia são um sucesso pelo mundo todo. O vídeo de Shining Diamond foi lançado durante o showcase de debut dos meninos, mas dias antes já haviam sido liberados stages deles com essa música. E Adore U foi revelada durante o Showcase, mas seu MV Oficial saiu dias depois.


SEVENTEEN APRESENTANDO "ADORE U" PELA PRIMEIRA VEZ EM SEU SHOWCASE DE DEBUT


Uma outra forma também muito comum são os concursos eliminatórios. As empresas reúnem todos os seus Trainees aptos à debutarem em um programa onde eles têm que passar por diversas competições eliminatórias onde apenas os vencedores debutam em um grupo. Isso é algo triste e sofrido porque geralmente quem perde sai da empresa.

Foi assim que nasceram os grupos Vixx, Monsta X, SISTAR, Winner e SF9.

Pentagon foi um caso de excessão em que apenas sete dos dez Trainees debutariam, mas no final da competição, ao notarem o esforço e crescimento de todos, e em um ato de união dos meninos, eles se juntaram e convenceram a empresa a debutar todos os membros juntos. E assim nasceu o Pentagon de 10 membros que conhecemos.

Outro caso de exceção foi o caso do Winner. Quando os Trainees competiram, estavam divididos em dois grupos: Team A e Team B. Team A foi o vencedor e debutou como Winner, mas seus companheiros não saíram da empresa. Team B debutou meses depois, como o iKon.


TRECHO DO PRIMEIRO EPISÓDIO DO PENTAGON MAKER, O PROGRAMA QUE DEU ORIGEM AO GRUPO PENTAGON



- Colhendo os frutos do trabalho

Ufa! Depois de tanto trabalho, esforço e stress, agora é só seguir com seu sonho de ser um artista, certo? Errado! 

Os primeiros três anos de existência do grupo (os grupos como menos de 3 anos são chamados de Rookies), é essencial que eles cresçam o mais rápido possível. Porque se eles não conseguirem um número razoável de seguidores fiéis, o grupo é desfeito pela empresa (Disband). Eles precisam gerar um lucro suficientemente alto para devolver à empresa tudo o que gastaram com eles durante o seu período de Trainee (achou que as empresas os treinavam de graça?), então na primeira fase normalmente não ficam com quase nada com eles, só mesmo o mínimo para se alimentarem e pagarem suas contas (sim, como um salário mínimo). Isso quando eles nem pegam nada para eles e a empresa continua bancando seus gastos (e incluindo isso nas contas). Por sorte, o custo de Trainee tem um valor fechado, então quando quitam eles já começam a ter certa autonomia, mas continuam funcionários da empresa. Todo o cachê do grupo têm que ser dado uma porcentagem à empresa (que investe na promoção e divulgação deles) e o que sobra é dividido igualmente entre os membros. Por isso muitos têm trabalhos extras como ator, modelo, MCs entre outros, para complementar a sua renda.

NOTÍCIA DA SEMANA PASSADA: GFriend Quita O Seu Curso De Trainee (elas terminaram de pagar o curso)

- Principais Empresas Do K-Pop

São diversas as empresas que atuam no ramo do entretenimento, seja na música ou na atuação (Doramas, comerciais). Mas os nomes mais conhecidos do público são:

- SM Entertainment (empresa dos grupos Super Junior, SHINee, Girl´s Generation, NCT, EXO, Red Velvet, F(X), e artistas solo como Kangta e BoA, entre outros)

- JYP Entertainment (empresa dos grupos 2PM, 2AM, Wonder Girls, GOT7, Miss A, Twice, do próprio cantor JYP (dono da empresa), entre outros)

- YG Entertainment (empresa dos grupos Big Bang, BlackPink, 2NE1, entre outros artistas)

- Pledis Entertainment (empresa dos grupos After School, Nu'est, Seventeen e o ainda não debutado Prinstin)

- Big Hit Entertainment (era uma empresa pequena até seu nome se destacar com o sucesso do BTS)

Podemos citar também Woolin (Infinite, Tasty), DSP Media (Kara), H2Media (MYNAME), entre outras tantas empresas e grupos que nos perdemos nos dados técnicos kkkk.

Bom amigos, espero que tenham gostado. Logo mais estarei de volta com outros blogs interessantes sobre o mundo do K-Pop.

Beijos!

Aprenda mais sobre o K-Pop aqui.

>>>Angel<<<









Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE KPOPPER PARA KPOPPER: OnlyOneOf No Brasil, Nós Fomos!! (Studio Stage, 04/04/2024)

     Um suco do caos, com um final feliz....   Acredito que essa seja a melhor definição para esse show.  Mas vamos por partes. Como tudo co...